segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O Verão que Mudou a minha Vida, por Jenny Han



O Verão que Mudou a Minha Vida 
Número de Páginas: 287
Compre: Saraiva | Submarino | Compare Preços
Editora: Galera Record.
Editora Galera Record


A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro de suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez alguns deles já nem esteja mais entre nós...


Para Belly, o verão é a época mais linda e a mais esperada! O resto do ano passa como um borrão, mas quando o verão chega é como se o mundo ficasse mais bonito. A razão de toda essa euforia é que, em todos os seus verões, Belly e sua família, passam a estação na casa de veraneio de Susannah, a melhor e aparentemente a única amiga de sua mãe. Sussanhah tem câncer, mas nem por isso deixa a fatalidade da doença interferir no seu dia-a-dia e muito menos acaba com seu humor. Ela também é mãe de Conrad e Jeremiah. Conrad, o primogênito, que possui uma atitude um tanto quanto misteriosa e é calado, preferindo sempre a companhia de seu violão, equanto Jeremiah é o totalmente o oposto de seu irmão, ele é alegre e simpático, sempre fazendo Belly cair na gargalhada. Belly adora os dois, pois desde pequenos que se conhecem, mas possui uma certa paixonite por Conrad. Ela é apaixonada pelo seu sorriso, que é uma das coisas que ele menos faz. E, por ironia do destino, é com Jeremiah que ela dá seu primeiro beijo. 
Belly sente que neste verão, as coisas estão mais diferentes, ELA está diferente. Ela sente as diferenças em seu corpo, o modo como os meninos a olham...ela se sente bonita. Belly, não possui um relacionamento muito próximo com sua mãe, e ela sempre encontra em Sussanah a ouvinte para suas histórias, medos e dúvidas. Belly sente que este verão possa ser o último, que talvez no próximo, as coisas mudem: Seu irmão irá para a faculdade, assim como Conrad; Jerimiah estará se dedicando aos treinos de futebol e Sussanah.. talvez não esteja mais aqui. 


Sob vários aspectos aquele parecia o último verão. Naquele outono, Conrad ia começar a faculdade. Ele ia estudar na Brown. Talvez não voltasse no verão seguinte. Talvez tivesse algum estágio, no curso de verão, ou talvez fosse viajar pela Europa com seus novos colegas de quarto. E Jeremiah talvez fosse participar da colônia de férias de futebol americano da qual vivia falando. Muitas coisas podiam acontecer entre agora e depois. Lembrei-me de que eu ia precisar aproveitar aquele verão ao máximo, realmente esgotar tudo que pudesse fazer, caso nunca mais tivesse um igual. Afinal, logo completaria 16 anos. Estava ficando velha. As coisas não podiam continuar as mesmas para sempre.                                                                                    Pág. 107

E então aparece Cam, e o seu primeiro namoro de verão. 
Ela nota uma certa irritação, ou até mesmo ciúmes, em Conrad todas as vezes em que ela e Cam estão por perto? O que será que isso quer dizer? Será que ele também sente alguma coisa por ela, ou ela terá seu coração partido?


O Verão que mudou a minha Vida é aquele livro para chamar de meu. A autora Jenny Han sabe como escrever para jovens de uma forma totalmente aberta, sem parecer clichê. Belly é retrato de qualquer menina que esteja passando pelas mudanças ao qual toda menina deve passar, aquela mudança de menina para mulher, aquela época em que nós percebemos que estamos "bonitas". A época com a qual Belly está vivenciando á maturidade também não poderia ser a pior: a tensão pelo câncer de Susannah deixa todos com uma tensão emocional, fazendo-lhes com que aproveitem o verão ao máximo, como se este fosse o último. A insegurança  e a o relacionamento distante com a mãe também são fatos que passam pela cabeça de nossa protagonista. Mas, como dizem só amadurece quem sofre, e Belly é um verdadeiro exemplo para comprovar este ditado :)
O Verão que mudou a minha vida vai agradar muita gente. Se você é adolescente, vai se identificar com o livro, se você já passou por essa fase (eu \o/) vai lembrar dessa fase e vai sorrir, pois foi uma época gostosa da vida, afinal, todo mundo tem aquele verão que mudou nossa vida, certo?


Momentos,quando se perdem, nã podem ser reencontrados. Simplismente se vão.                                                                                           Pág. 162

E como ótima notícia, O verão que mudou a minha vida é o 1° volume de uma trilogia \o/ "It's not Summer without you" e "We'll always have summer" ambos já lançado nos EUA. Ainda não tem previsão para o lançamento aqui no Brasil, mas vale a pena esperar para descobrir o desfecho dessa história onde amigos, famílias e amadurecimento são as peças chave.

Recomendadissímo!!



4 comentários:

David.H.S disse...

Simplesmente amei a resenha!!Parabéns, já estava muito ansioso para ler este livro agora mais...sério muito bom!
Gostei mais do livro agora!
Beijos!
http://brihodasestrelas.blogspot.com/
http://www.istoeleitura.co.cc/

Pah disse...

Oi Thata, tudo bem?

Ah postei a resenha desse livro ontem, ele é incrível não é mesmo? Concordo com você sobre o fato do livro ser aquele pra se chamar de "meu", a agente se envolve de uma forma encantadora, acho que pq. ele remete a juventude. Tbm já passei da fase mas é tão gostoso relembrá-la!

Que bom que é uma trilogia né? Espero poder ler os outros logo!

Beijos

Pah, Livros & Fuxicos

Lú Delphino disse...

Eu estou realmente a fim de ler este livro. Parece ser muito bom, de uma leitura leve...
Espero poder ler logo!
Amei sua resenha, só aumentou a minha ansiedade haha
Beijos

Mireliinha disse...

Essa capa é tão linda *-*
Tô bem curiosa pra ler esse livro!
Adorei tua resenha!

:*
Mi
Inteiramente Diva

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!
Seu comentário é muito importante para mim e para o Blog!
Responderei assim que possível!

Obrigada!

 
Layout de Giovana Joris