segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Um mundo Brilhante, por T. Greenwood

Um Mundo BrilhanteUm Mundo Brilhante - T. Greenwood
Número de Páginas: 336
Compre: Saraiva | Submarino | Compare Preços
Editora Novo Conceito.
Editora Novo Conceito


Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vitima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo á sua volta, desde o emprego como professor de história até o relacionamento com sua noiva. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos ás pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.

Era para ser um dia como qualquer outro. Até que Bem vai ao quintal buscara o jornal e encontra um garoto mestiço , aparentemente morto, na entrada de sua casa. A partir daí a vida de Ben muda.
Sua vida já não era tão excitante assim. Ele sempre foi apaixonado por história, mas a Universidade em que leciona mostrou uma realidade diferente daqui que ele imaginava quando estava defendendo sua tese. O salário que recebe mal dá para sustentar a casa e para complementar a renda, ele trabalha como garçom em um bar da cidade, onde ele realmente se sente em casa. Ele mora com Sara, e ainda não são casados, apesar do grande desejo da parte dela. Bem já foi extretamente louco por ela, principalmente na época da faculdade, quando Sara parecia ser alheia ao lugar onde se criou, e pela vida privilegiada que teve. Sara é enfermeira e trabalha em uma clinica na cidade.
Bem vai levando uma vida onde ele não está totalmente, ali está apenas sua casca, vivendo dia após dia esperando por uma mudança que irá lhe trazer algum sentido para tudo isso. E é isso que acontece quando ele encontra o garoto caído em seu quintal. Bancando o detetive, ele tenta desvendar o mistério que está por trás da noite de Halloween quando tudo aconteceu. A polícia não parece dar a mínima ao fato de um garoto ter sido morto, já que este menino é um mestiço, vindo da represa. E é então que ele conhece Shady, irmã do garoto que foi morto, e decidi lhe ajudar a encontrar o assassino. O envolvimento entre os dois é inevitável.
E como se não bastasse, Bem se desentende com um aluno, que é filho de um dos homens mais influentes da região, e está com seu emprego ameaçado. E, como se tudo isso ainda fosse pouco, ainda há o drama de sua relação com Sara, onde ele se vê pressionado a casar, e se prender a uma vida que ele não quer.

Um Mundo Brilhante tem uma capa perfeita. Ela possui glitters e nos passa uma atmosfera totalmente misteriosa, nublada o que se encaixa perfeitamente com o estado emocional de nosso protagonista Ben. Ben é o personagem mais cheio de dúvidas e humano possível. Ele não sabe o que quer, sempre faz coisas erradas, o que certamente me fez odiá-lo várias vezes. Mas assim, como qualquer outra pessoa, ele tem suas dúvidas e com base nas suas escolhas, seu caminho é um verdadeiro labirinto.
O final é totalmente inesperado e frustrante. Quando terminei de ler, fiquei chateada pelo que autora fez com o livro. Mas depois de devagar sobre a sua história e pensar no que faria se fosse eu no lugar de Ben, percebi que era esse sentimento que a autora quis nos passar. Sempre queremos tanto algo e muita das vezes não pensamos nas consequências que aquilo pode nos trazer e na maioria das vezes nos frustramos quando sai da forma que queremos. E também há ás vezes em que não mudamos por medo, queremos a mudança, mas o medo nos impede de faze-la. E é isso que acontece com Bem. Ele vive em uma atmosfera totalmente diferente da que ele deseja viver, e em alguns acontecimentos, o planejado pode não acontecer. 


11 comentários:

HONORATO, Sandro disse...

Olá :)
Este livro esta na minha lista de leitura *--*
Meus parabéns pelo texto :)

Beijos e cuide-se
___________________
RIMAS DO PRETO

Renata Leite disse...

Oi ^^
Ai, desde que vi esse livro me apaixonei por ele! Quero muuito ler!
Parabéns pela resenha ^^

Beijos.

Fábrica dos Convites disse...

Li o livro na semana passada e gostei muito. Recomendo para todos.
Bjs, Rose.

Thaís Varine disse...

Realmente a capa do livro é linda, mas fiquei com medinho do final xuxu. =/
Pelo jeito vou ter a mesma opinião que você, mas vamos ver o que acontece quando eu começar a ler não é mesmo?

Beijos

Caue1507 disse...

jah tinha visto a capa do livro mas ainda não sabia bem do que se tratava, adorei a resenha! adoro livros que tratam de pessoas comuns, vivendo seus problemas que na verdade podem acontecer com qualquer pessoa, com certeza vou ler! =]

--
hangover at 16

Just Livros disse...

ótima resenha, ja vi muitas opiniões positivas sobre o livro. pretendo ler.

Passa no meu blog? Tem Promoção:
http://just-livros.blogspot.com/

Mireliinha disse...

A capa desse livro é realmente linda, né?! *-*
Adorei o texto! ;D

:*
Mi
Inteiramente Diva

Ana disse...

Muito boa a resenha ! amei

Tem promoçãolá no blog! passa lá e confere hehe

http://www.booksformagic.blogspot.com/2012/02/promocao-6-meses.html#comment-form

Beijos

Tharcila Lima disse...

É a segunda resenha negativa que leio sobre Um mundo brilhante. Isso anda me desanimando.
Mas ainda vou dar uma chance a ele e realmente a capa é linda! *--*
Beijo

Inara disse...

Ei!
Li o livro recentemente e gostei, apesar de tudo. Concordo completamente com o que você disse. A autora quis mesmo era falar sobre como as coisas podem simplesmente não sair como desejamos.

Adorei a resenha!
Beijos,
Inara
http://lerdormircomer.blogspot.com.br/

Eyka disse...

Oie :)

Primeiro, parabéns pelo blog, é a primeira vez que passo por aqui, me encantei e estou seguindo!

Fiquei surpresa com o livro, porque pela capa eu imaginava algo totalmente diferente, não algo tão próximo da nossa realidade, onde o protagonista é cheio de dúvidas e muitas vezes está onde não gostaria de estar - assim como nós às vezes. Gostei ;)

Te espero no meu cantinho também, venha tomar um chocolate quente ;)se gostar, segue a gente!
http://livrosechocolatequente.blogspot.com

Beijinhos :)

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!
Seu comentário é muito importante para mim e para o Blog!
Responderei assim que possível!

Obrigada!

 
Layout de Giovana Joris