quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Diário de Suzana para Nicolas, por James Patterson

O Diário de Suzana para NicolasO Diário de Suzana Para Nicolas
Número de Páginas: 224
Compre: Saraiva | Submarino | Compare Preços 
Editora Arqueiro

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wikkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não cosegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras escritas com uma caligrafia que ela não reconhece. "Diário de Suzana para Nicolas". O Diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.


"Está na hora de lhe contar uma história.É uma história que vou contar só pra você.Fica entre nós dois."


Katie é apaixonada por Matt e, está prestes a lhe dar uma notícia que irá mudar o rumo de suas vidas, quando ele rompe inesparadamente com ela. Sem entender a razão e o porque, Katie passa a noite aturdida e imaginando qual seria a razão para esse rompimento, eles sempre foram extremamente apaixonados, ela nunca havia se sentido desta forma antes, ela havia lhe ajudado na publicação de seus poemas, ela não consegue encontrar uma resposta. Eis que na manhã seguinte, ela encontra um pacote em frente a sua porta, deixado por Matt e dentro deste pacote há um diário - O diário de Suzana para Nicolas- quem será Suzana, quem ela é na vida de Matt? E Nicolas?
Suzana é a esposa de Matt e ela escreveu este diário para Nicolas, o filho dos dois. Suzana é uma médica de 35 anos que decide deixar para trás o stress de Boston e voltar para a cidade em que passou sua infância, ela perdeu seus pais quando era muito nova e fora criada pelos avós. Suas lembranças são muito raras, e é assim, que decide escrever esse diário, como se fosse um caderno de "como viver bem" e valorizando as coisas simples da vida que sempre são as mais preciosas. Neste diário, há um pequeno aprendizado, como o exemplo das 5 bolas, que pode ser considerado o equilibrio de nossas vidas. 

Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, familia, amigos, saúde e integridade. Você está mantendo todos as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair , ela vai oular de volta. As outras quatro bolas - familia, saúde, amigos e integridade- são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez.Depois de compreender a lição das cinco bolas , você terá começado a atingir o equilibrio na sua vida.                                                                            Págs 23 e 24.

 O amor entre Suzana e Matt também é lindo e maravilhoso, e a felicidade dos dois fica ainda mais completa quando Nicolas nasce. Nicolas é um bebê encantador e muito esperto e é impossível não se cativar com ele e como toda mãe, Suzana é só mimos para com ele. A vida está perfeita, e se lhe perguntassem do que mais ela precisaria, certamente ela diria que mais nada. Mas a vida, por mais aconchegante e estável que possa parecer, também sabe nos trazer momentos de extremas tristezas, capazes de mudar totalmente as nossas vidas. E o amor supera tudo mesmo? Este livro é um grande exemplo disso.


 "Querido Nick,Espero que você consiga tudo que você quiser quando crescer, mas acima de tudo, amor. Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma.Eu me apaixonei. Eu estou apaixonada. Então posso falar por experiência própria. Também tive longos períodos sem amor na minha vida e a diferença é indescritível.Nós é muito melhor que eu.Por favor, não dê atenção á qualquer pessoa que lhe diga o contrário. E nunca, deixe de acreditar no amor, Nicky. Tudo, menos isso."


Este livro nos traz um pequeno aprendizado sobre a vida, a saber valorizar aquilo que temos e o momento que temos, pois nada é para sempre. Há certas coisas que nós pensamos que jamais acontecerá conosco, essas fatalidades que vemos na tv ou com alguém próximo, é esse nosso maior erro. Não digo que devemos viver á espreita de tudo, mas sim viver o momento intensamente valorizando quem amamos.
A ligação que há entre Suzana e Katie é linda. Conforme Katie foi lendo o diário, em momento algum ela sentiu raiva ou ódio. Ela sentiu... uma ligação, admiração e jamais imaginaria o quanto as duas eram tão parecidas. O diário as uniu e mudou completamente os planos e a forma de viver de Katie. Conforme ela lê o diário, ela aprende a amar Nicolas também, e a Matt, mais do que já ama.
Confesso que me impressionei com esta narrativa de James Patterson. Como é conhecimento de muita gente, o autor é conhecido por seus livros de romance policial e devo dizer que ele soube muito bem criar esta história. A descrição dos detalhes, a pureza e o amor que de Suzana por Nicolas foram tão descritos que é impossível não se cativar com a história. Sem dúvida foi uma das minhas melhores leituras de 2012 e já entrou para os meus favoritos.
A capa e a diagramação são simples, e a leitura super rápida. Mas a história de O diário de Suzana para Nicolas permanecerá durante muito tempo na sua mente! Recomendadissimo!




11 comentários:

Caçadora de Livros disse...

Já to vendo que vou chorar com esse livro...
Eita lele
Obrigada pela dica, flor.
Bjs

Jéssica Lopes disse...

Olá Sthaelle :)
Adorei sua resenha, sério. Eu gosto muito de James Patterson, li os romances policiais dele (4 de julho, Dia da caça e Eu, Alex Cross) e senti uma admiração enorme por ele. É difícil você criar um suspense todo, fisgar o leitor do início ao fim, desesperado para saber qual será o desfecho. Se ele for tão bom em romance como é em policial, tenho certeza que irei adorar.
Só pelos quotes, já senti que vou gostar da história.

Seu blog é lindo viu, parabéns!
http://bestherapy.blogspot.com/

Anderson Sampaio disse...

Ouvi dizer que esse livro é ótimo mesmo!
Adorei o blog!
Seguindoooo!

http://olhosleem.blogspot.com/

Ana Ferreira disse...

Oi, Thata! Tudo bem?

Esse foi um livro que, pelo visto, emocionou a todos. "O Diário de Suzana para Nicolas" me parece um romance emocionante, uma história linda e também estou bastante interessada na própria escrita de James Patterson, que tem tudo para ser um autor promissor.

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Steh disse...

uaaauuuu
fiquei doidinha pra ler!!

Mireliinha disse...

Sinto que vou chorar TANTO quando ler essa história *-* Mas mesmo assim, vale a pena ser lida!

Adorei a resenha!

:*
Mi
Inteiramente Diva

Kel Costa disse...

Mesmo sem ter lido esse livro, eu sou completamente apaixonada por ele por causa das resenhas que vejo. Cada uma mais linda e emocionante que a outra, O Diário de Suzana Para Nicolas parece-me uma história inesquecível. E eu quero taaaanto ler =/

Bjs,
Kel - It Cultura
www.itcultura.com

Nathália Risso disse...

Oi xuxu :)
Amei sua resenha!
Estou doida para ler esse livro, tanto que o comprei recentemente em uma promoção uhsuhsuhsa :)
Começei a ler o livro 5º Cavaleiro, do James Patterson, e estou amando a sua escrita!!! Mal posso esperar para ler O Diário de Suzana para Nicolas!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo, passa lá :)
Beijos,
Nathi
@bookswonderland
Books in Wonderland

Pah disse...

Oi Thata, realmente esse livro é incrível né? Também entrou para os meus favoritos de 2012, me emocionei tanto ao lê-lo, chorei que nem um bebê! rs

Beijos

Pah, Livros & Fuxicos

Thais Priscilla disse...

Sou louca pra ler esse livro.
Nunca li nada do autor :/

Beijinhos,
Thais Priscilla
http://thaypriscilla.blogspot.com

Fábrica dos Convites disse...

Gosto muito dos livros deste autor e espero ler este livro em breve.
Bjs, Rose.

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!
Seu comentário é muito importante para mim e para o Blog!
Responderei assim que possível!

Obrigada!

 
Layout de Giovana Joris