sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Lago dos Sonhos, por Kim Edwards

                                                
Número de Páginas: 336


Lucy Jarret é uma jovem de espirito aventureiro que, depois da morte do pai, saiu de casa para cursar a faculdade, e desde então, não teve mais pouso certo. Bem-sucedida em sua carreira, ela vai aonde a vida a leva, sempre pulando de um país para outro, de um bom emprego para outro ainda melhor. De repente ela se vê estagnada, morando o com namorado no Japão, Lucy não consegue arrumar trabalho e a relação deles está visivelmente abalada. O que ela vai descobrir mudará para sempre a percepção que tem de sua família, da morte do pai e de sua própria vida. Em Lago dos Sonhos, Kim Ewards, autora de O guardião de Memórias, cria uma história tocante que nos faz entender que mudar não é apenas ir de um lugar a outro.

Me interessei por “O Lago dos Sonhos” devido aos vários elogios que vi sobre a autora, que também é autora de “O Guardião de Memórias” e esteve na Bienal do Livro ano passado, e a sinopse do livro também me pareceu bastante interessante, o fato de juntar o presente ao passado é algo que eu gosto bastante nos livros. A capa também me instigou e minha curiosidade pelo livro só aumentou.
Quando iniciei a leitura, estava muito empolgada, mas confesso que me decepcionei e larguei o livro, iniciando a leitura de outros livros para ver se depois conseguiria engatar a leitura, pois achei que não estava em um bom momento para a leitura. A história é boa, Lucy perde o pai e se julga responsável pelo acontecimento, não consegue superar a perda e passa grande parte da sua vida adulta viajando pelo mundo para tentar afastar essas lembranças. Ela vive com o namorado Yuri em Jacarta e o relacionamento dos dois não está em sua melhor fase e para ajudar, ela também está desempregada. Assim sendo, ela decidi visitar sua mãe ( que sofreu um pequeno acidente) e seu irmão, em Lago dos Sonhos. Chegando lá, ela encontra documentos que pertenceram á uma antepassada sua chamada Rose, e isso a atrai bastante e Lucy decide pesquisar e saber o que aconteceu com Rose e descobrir porque seu nome nunca foi mencionado nas gerações posteriores á ela.

Como eu mencionei acima, a história é boa, mas é muito detalhista, detalhista demais e exagerada até. A autora se demora nos detalhes e acaba deixando a história cansativa, pesada e na maioria das vezes chata. Lucy é uma protagonista egoísta demais. Ela passou um bom tempo viajando pelo mundo, sem se importar muito com que ou que ficou em Lago dos Sonhos, e quando volta, acha que está sendo “apunhalada pelas costas”. Algumas pessoas ficam presas ao passado, e acredito que tenha sido isso que aconteceu com Lucy. Ela se preocupou tanto em se afastar dele, mas nem percebeu que estava fazendo justamente o contrário. E quando retornou á Lago dos Sonhos, percebeu que era a única presa ao passado.

A única parte da história em que não me decepcionou e que para mim é a melhor, são as cartas de Rose para sua filha. Ela são lindas e também detalhistas, de uma maneira simples, sem muita enrolação. Adorei muito! Talvez por se tratar de histórias antigas, fato que me encanta demais ;)






8 comentários:

Renata Leite disse...

Oi ^^
O livro parece ser bom, mais não me interessei em ler.
Livros que são muito detalhistas realmente deixam a leitura cansativa, as vezes a vontade é de parar de ler o livro kk
Adorei a resenha.

Beijos :)

Leeticia disse...

Oi.
Jà li este livro e axei ele enrolado, mas o fim é legal.
Bjs
http://neversaynever-believe.blogspot.com/

Pah disse...

Oi Thata, tudo bem?

Poxa que pena o livro ter te decepcionado, eu também já ouvi vários comentários positivos sobre esse autor. Livros detalhistas demais deixam a leitura demorada, o que faz com que a gente perca a vontade de lê-lo né?!

Beijos

Pah, Livros & Fuxicos

Jessica Asato disse...

Aaah flor, eu imaginei que o livro seria mais detalhado mesmo. Eu vi algumas resenhas e acho que por enquanto não estou nesse humor de "aturar" longas descrições, detalhes pra enfim chegar onde deve.
Ótima resenha!

Beijos!

Thais (Viaje na Leitura) disse...

OI Thata,

Eu li o livro e minha resenha ficou parecida com a sua, também achei que a autora deixou pontos cansativos e pouco explorou...
Enfim! rs

Bjs

disse...

Hey Thata!
Que pena que o livro te decepcionou.
Acho que vou deixar esse livro quietinho, eu gosto de descrições, mas nem tanto, haha Alguns autores perdem a mãe nas descrições, né, às vezes se preocupam tanto que acabam passando do ponto e deixando a leitura cansativa e empacada. Uma pena.
Beijos

Thais Priscilla disse...

Gosto da capa mas como to cheia de livro pra ler acho que passo esse.

xoxo,
thay
http://thaypriscilla.blogspot.com

Mireliinha disse...

Detalha demais é? :((
Tenho ele em casa, por isso vamos ler né? rs.

:*
Mi
Inteiramente Diva

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!
Seu comentário é muito importante para mim e para o Blog!
Responderei assim que possível!

Obrigada!

 
Layout de Giovana Joris