segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A Jornada, por Erin E. Moulton


A Jornada 
Editora Novo Conceito 
Número de Páginas : 200
Classificação: 


A história se passa na montanha, cinco quilômetros morro acima, em uma rua poeirenta e esburacada. É outono, dias antes do Halloween, feriado preferido de Maple, uma menina de 9 anos. Maple tem duas irmãs, ou melhor, três. Um está na barriga e vai se chamar Lily. As outras são Dawn, a mais velha e mais mandona, de 11 anos e Beetle, a pequena bagunceira, de dois. Além delas, moram na casa o pai e a mãe das meninas e o cãozinho Xereta. Já é noite e as meninas cumprem o ritual de enfeitar a abóbora para a noite de Halloween. A única preocupação das três é ter a abóbora mais linda e criativa até que mamãe sente dores muito fortes na barriga. Deve ser o bebê chegando!!! Mas ainda não é a hora...

 A Jornada, é aquele livro que nos leva ao nossos tempos de criança. Assim como eu, muitos tiveram aquele irmão mais velho mandão, e um irmão mais novo, que adora bagunçar. E assim como Maple, também era a irmã do meio (risos).


Nossa personagem principal, Maple, é uma garotinha de 9 anos, muito corajosa e esperta para sua idade. Ela adora assistir o final da tarde, quando o céu fica com aqueles tons alaranjados, e adora ouvir as histórias que sua mãe conta.
Sua mãe, está grávida de outra menina, que irá se chamar Lily. As meninas estão animadas e montando sua abóbora para a noite de Halloween, mas algo inesperado acontece e Lily quer nascer antes do tempo, e como todo caso, é necessário ficar por um tempo na uti.
Maple, fica triste por sua irmã, e quer trazê-la para casa. Ela se lembra de uma história que sua mãe lhe contava sobre a Mulher Sábia da Montanha, que tem o dom da cura. Decidida, Maple decide ir atrás da Mulher Sábia e trazer a água sagrada para curar sua irmãzinha. De ínício, ela decide ir sozinha, mas Dawn acaba descobrindo, e como todo irmão mais velho, só deixa Maple ir se for junto. E então, as duas irmãs Rittle atravessam o rio e enfrentam todos os perigos de uma floresta.
A autora nos transporta para o lugar de Maple e Dwan, duas meninas de 9 e 11 anos que superam o medo com a intensão de salvar a vida de sua irmã, que luta para viver. Uma linda prova de amor. 
Durante a leitura, não pude deixar de lembra daquele filme que já passou diversas vezes na sessão da tarde e que eu adoro muito - Conta COmigo ( Stand By Me) que tem uma estória um tanto parecida. Há um grande misto de sentimentos, onde consegue nos gritar de desespero, e rir em outros.
Antes de iniciar a leitura, imaginei um enredo totalmente diferente, imagei as quatro irmãs como adolescentes, e não crianças, já que a mais velha tinha 11 anos. Mas acho que a autora soube bem escolher a idade. Ninguém melhor do que uma criança para nos demonstrar o que a fé e o amor podem fazer.


Acontece alguma coisa com o cérebro das pessoas quando elas ficam velhas. Alguma coisa interfere de um jeito que elas param de acreditar em fadas, fantasmas e também em milagres.                                                                              Pág. 190 


O amor que Maple sente por suas irmãs, é muito lindo. Por mais que há brigas e desentendimos, o amor é intenso, tão verdadeiro e apesar da idade, Maple acabou se tornando uma das personagens mais marcantes para mim.
O desfecho do livro é maravilhoso e nos dá vontade de saber mais da história das irmãs Maple.


Mais uma vez, a Novo Conceito arrasou! A capa é linda, e a diagração é perfeita. A contra capa é repleta de borboletas e, no início de cada capítulo há uma borboleta também.
O livro é curtinho, e dá para ser lindo em apenas algumas horas, mas a lição de vida que há nele, será lembrada por muito tempo!
Mais do que recomendado!


13 comentários:

Nine Stecanella disse...

Oi Thata!

Sabe que li algumas resenhas sobre o livro e todos falam dos pontos positivos mas que também é um pouco infantil. Acho que isso é resultado da idade das personagens, mas parece incrível. Quero ler já na próxima semana! E o trabalho da Novo Conceito realmente está incrível.

Beijo!
~.~
http://janinestecanella.blogspot.com/

Luciane Eleotéria disse...

Eu adoro o significado das borboletas e parece que a capa do livro retrata muito bem o enredo. A capa é realmente muito linda. Já esta incluído em minha lista de leitura.

Thais Priscilla disse...

Eu adorei o livro. Tão cheio de significados e tão fofo. Muito bom!

Beijos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

jayane disse...

Nossa que ser muito fofa e emocionante não imagina que a historia fosse assim,a capa e linda mesmo.

Luana Feres disse...

To doida para ler esse livro, Thata! Pelas resenhas que li, ele parece ser incrivelmente tocante. O kit é lindo, também. As borboletinhas sçao um charme, ahh, que curiosidade, haha. Ótima resenha.

Beijos
Mulher gosta de falar

Mireliinha disse...

AWN *-* Deve ser extremamente fofo, tão quão o kit e livro são! Preciso ler *-*

:*
Mi
Inteiramente Diva

Ana Ferreira disse...

Thata,
Também achei o livro uma graça, uma mensagem muito sutil, extremamente delicado e que realmente me remeteu aos tempos da infância, a fraternidade e tudo mais, você soube ressaltar isso bem em sua resenha :)

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Thata!
Eu ainda não pude ler este livro e até hoje estou aguardando a chegada dos kits aqui em casa, mas por causa da greve dos Correios não sei quando vão chegar. Estou com muitas expectativas em relação a história e a sua resenha só fez aumentar mais a minha vontade de ler!
Adorei a sua resenha!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Gaabi Costa disse...

O que eu mais gostei nesse livro foi o cuidado que Novo Conceito teve com a capa, a diagramação e o kit. A história parece ser bem linda e isso está refletido no visual. Fiquei bastante curiosa, espero lê-lo em breve.
Ótima resenha!

beeijo.

αmαndα cristinα ツ disse...

Adorei sua resenha! Este livro parece ser realmente muito bom e eu não vejo a hora de começar a lê-lo! :)



Beijinhos,
www.primeiro-livro.com

Rodrigo C. Borges disse...

Um livro que nos leva aos tempos de criança, parece ser bom

Fábrica dos Convites disse...

A editora sempre com ótimas opções de leituras. Ainda bem para nós amantes de um bom livro. Bjs, Rose.

Juliana Pires disse...

Eu já li muitas resenha sobre esse livro, e to com muita vontade de ler, mesmo que digam que a história seja infantil, e há coisa melhor do que a fé das crianças. Estou ansiosa para ler. Ótima resenha fiquei com mais vontade ainda de ler. Bjs.

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!
Seu comentário é muito importante para mim e para o Blog!
Responderei assim que possível!

Obrigada!

 
Layout de Giovana Joris